Certidão digital? Primeiro bebê é registrado via Blockchain no Brasil

Uma criança nascida em 8 de julho teve sua certidão emitida pela rede Notary Ledgers, usando tecnologia blockchain da IBM, que inicialmente era para ser apenas um teste.

Álvaro de Medeiros Mendonça nasceu no Rio de Janeiro, e uma pessoa da equipe de parto declarou o horário na ferramenta da Groth Tech – que utiliza o sistema de blockchain da IBM – depois, o pedido de registro foi feito e a identidade digital da criança foi criada com a validação de dados pessoais e reconhecimento facial.

Para que o registro fosse possível, a empresa Notary Ledgers, da Grow Tech, fez uma parceria com o 5º Registro Civil de Pessoas Naturais da Cidade do Rio de Janeiro e o hospital onde o parto foi realizado, a Casa de Saúde São José, hospital na Zona Sul da cidade, onde Álvaro nasceu – a Notary Ledgers é uma plataforma que justamente fornece serviços de cartório através da tecnologia de blockchain da IBM.

O teste piloto foi realizado durante três dias, e a ferramenta demora, no máximo, 15 minutos para emitir a certidão, de acordo com o CEO da Growth Tech, Hugo Pierre.

“Embora algumas maternidades já possuam unidades de cartório, a emissão não é algo simples”, disse Pierre. “Em muitas situações, o pai precisa enfrentar filas que chegam a durar 4 horas, principalmente em hospitais públicos, com grandes números de nascimentos por dia”, explicou.

No momento, a ideia é expandir o serviço e oferecer para mais maternidades. Caso tenha grande número de aceitações, a companhia pensa em oferecer registro de imóveis e certidões de casamento, que também não são tarefas fáceis no país.

– Fonte: Canal Tech

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *