A publicidade tem importante papel na construção de modelos e na idealização de aparências, estilos de vida e itens de consumo. É por isso que ultimamente tem se falado tanto em diversidade e inclusão nos anúncios publicitários.
Representação do usuário
Algumas empresas perceberam que, ao utilizarem os mesmos tipos de corpo e tons de pele, não estão representando os seus reais consumidores. Por exemplo, apenas 27% dos anúncios, hoje em dia, protagonizam mulheres negras, enquanto que mais da metade da população brasileira se declara negra.
Apesar de alguns avanços, as mulheres ainda são apresentadas realizando tarefas domésticas e a população LGBTQIAP+ não é representada de forma justa e correta.
Segundo pesquisa da Accenture Strategy, 83% dos brasileiros compram de marcas com as quais se identificam e que estejam alinhadas com seus valores pessoais. Se você procura realmente se conectar com seu público, é preciso deixar claro o que a sua empresa defende e no que ela acredita. E não adianta falar da boca para fora, é preciso colocar em prática!
Mas afinal, como fazer isso?
Conhecer o público
Primeiramente, você deve conhecer o seu público! Realize pesquisas e estudos para compreender o comportamento, as necessidades e os valores do seu consumidor.
Também é necessário conhecer a própria marca, saber quais são as políticas internas e o posicionamento que a empresa quer demonstrar. Assim, você não comete erros, defendendo causas e valores que não são trabalhados na empresa!
Escolher os temas
E então você pode escolher os temas. Pense muito bem no posicionamento que a sua marca irá aderir! Não é preciso defender todas as causas, escolha as que se melhor se encaixam com a sua empresa e, claro, com o seu público.
Processos
Agora é hora de rever processos. Se for necessário, mude algumas práticas para se encaixar na causa defendida. Como já foi dito: não adianta só falar, é preciso colocar em prática.
Reputação
E por último, cuidado com quem anda! Saiba a reputação de seus fornecedores e parceiros. As suas ações podem refletir e manchar a imagem da sua empresa.
Se você quer uma publicidade que reflita os valores da sua marca e represente de verdade o seu público, entre em contato conosco! Na Agência Incom, realizamos um trabalho completo para garantir estratégias de marketing eficazes e personalizadas para a sua marca.
24/03/2023