Existem diversas ferramentas que mensuram e monitoram o desempenho de acessos em suas páginas, mas o Google Analytics se destaca por ser muito completo e dinâmico.
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é um serviço oficial e gratuito do Google com função de coletar dados de acesso, comportamento e navegação em sites e aplicativos, e organizar essas informações em relatórios para otimizar as páginas, auxiliar na tomada de decisões e melhorar a sua estratégia de Marketing Digital.
Com o Google Analytics (GA), você pode:
- Descobrir os canais que mais convertem: depois de explorar diferentes canais, é interessante que as empresas priorizem aquele que traz mais resultados;
- Identificar os conteúdos com melhor desempenho: o GA disponibiliza o dese mpenho das páginas do site, assim você sabe qual conteúdo teve mais tráfego, permanência ou conversão;
- Saber a velocidade de carregamento das páginas: é disponibilizada pelo GA, e ainda é possível calcular a média de um período.
Métricas do Google Analytics
O objetivo da ferramenta é mostrar onde e como melhorar as páginas e campanhas, por isso ela é tão importante. Mas então, quais são as métricas que o Google Analytics usa para o levantamento de dados e a criação de relatórios? Veja as três mais comuns.
Número de Acessos
Trata-se do volume de visitas, usado para mensurar o desempenho de acesso nos canais digitais. É diferente de “visitantes únicos”, que se refere ao número de usuários que entraram na página. Enquanto, o número de acessos é o volume bruto de acessos, permitindo mensurar a qualidade da audiência do site.
Sessões e hits
Hit é qualquer tipo de interação do visitante no canal, sendo possível adquirir a data, a hora e o navegador de origem do acesso deste usuário. Os hits são agrupados em sessões, que permitem monitorar a atividade e o engajamento do visitante. Junto com outras métricas, as sessões levantam dados como o tempo de permanência, as ações realizadas e o comportamento do usuário.
Taxa de rejeição e de saída
A taxa de rejeição se refere a quando o usuário não navega além de uma página do site ou permanece tempo insuficiente para realizar ações relevantes. É importante analisá-la para compreender as razões desse comportamento. Já a taxa de saída mensura quantos visitantes saíram de uma página para outra.
Essas métricas podem ser valiosíssimas para as suas campanhas e estratégias. Com essa ferramenta, tome decisões mais assertivas e atraia mais leads para o seu site.
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