Por anos empresas de diversos segmentos utilizaram o Instagram para ganharem audiência e se conectarem com o público. No entanto, tudo era feito sem muito retorno sobre a performance dos conteúdos e as métricas se resumiam a curtidas e comentários.
Instagram for Business
Em 2016, um lançamento da rede social tornou a relação entre empresas e Instagram bem mais profissional. O Instagram for Business, ou Instagram para negócios, foi lançado como um conjunto de três novas possibilidades: perfis empresariais, posts patrocinados e métricas.
Na época, foram entrevistadas centenas de empresas. O objetivo? Entender o que era preciso para melhorar a experiência delas no Instagram. Depois dessa consulta, três elementos ficaram claros: primeiro, descobriu-se que as empresas desejavam se sobressair no Instagram; segundamente, que precisavam de mais informações sobre sua performance após a publicação; por fim, que queriam atingir mais pessoas.
O que faz o Instagram for Business?
Por meio do Instagram for Business, mais do que divulgar informações como telefone, endereço e descrição do negócio, perfis comerciais têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das suas publicações.
Análises também mostram quem são os seguidores da conta (gênero, idade, localização e horário e dias em que mais acessam). E mais: é possível promover publicações e até vender produtos dentro do aplicativo. Para aproveitar essas funcionalidades, é pré-requisito que sua empresa tenha uma fanpage no Facebook conectada a um perfil no Instagram com ao menos 100 seguidores.
Com o perfil comercial, as empresas podem escolher como querem que seus clientes entrem em contato — por email, telefone ou mensagem — clicando no botão de contato, além de ver o endereço da empresa. O botão de contato aparece ao lado do botão de seguir.
Abra o menu de configurações no Instagram e selecione “Alternar para perfil comercial”. Depois, escolha a página do Facebook que você deseja associar ao seu perfil. Atenção: a sua conta no Instagram deve estar definida como pública. Perfis privados não podem ser alterados para contas comerciais. Por fim, verifique as informações de contato da sua empresa, altere o que for necessário e clique em Concluído. Pronto, seu perfil comercial está feito!
Agora que você já sabe o básico sobre o Instagram para Empresas, é importante que saiba como evoluir. É pra isso que a Incom está aqui, para te ajudar a se preparar e aproveitar as oportunidades de se comunicar e vender por lá antes dos seus concorrentes com um bom planejamento, bom conteúdo, stories e muito mais!
Entre em contato e saiba mais.