Você sabe o que é Marketing Pessoal? Neste artigo vamos falar sobre esta importante ferramenta de marketing e o poder que ela pode exercer sobre a sua imagem, atraindo atenção e até mesmo influenciando pessoas.
O que é Marketing Pessoal?
Para algumas pessoas, o significado de Marketing Pessoal é associado a um profissional liberal para que o mesmo conquiste e fidelize novos e prósperos clientes. Mas, veja, não é apenas para profissionais freelancers. Esta importante ferramenta de marketing é para qualquer profissional que deseja se destacar em seu meio. É uma excelente ferramenta que faz com que o meio por onde este transita o reconheça como uma autoridade no desempenho de suas funções.
Conceito de Marketing Pessoal
O marketing pessoal é uma estratégia utilizada para fortalecer a imagem e a reputação de um profissional por meio da sua promoção pessoal.
Esta ferramenta tem o poder também de transformar quem a utiliza em uma referência ou autoridade, o que por consequência, influencia outras pessoas de forma estratégica. Ele envolve trabalhar diversos conceitos e técnicas de modo a criar uma imagem diferenciada. Até mesmo a sua forma como se veste faz parte do seu marketing pessoal.
Um exemplo que quase todos lembram é de Steve Jobs e sua calça jeans, camisa preta de gola alta e tênis New Balance. Alguns dizem que este look do velho Jobs foi o ponto de partida para que vários profissionais passassem a adotar apenas um visual mais minimalista no dia a dia.
Por que investir no Marketing Pessoal?
Investir em marketing pessoal gera autoridade e atrai a atenção. O seu perfil apresentando-se pessoalmente ou em suas redes sociais devem demonstrar as suas qualificações, o que você sabe fazer e, principalmente nos dias de hoje, como você pode contribuir para a resolução de um problema ou de uma necessidade.
O seu marketing pessoal precisa estar alinhado com a sua persona. Como é seu tom de voz e como ele passa a mensagem precisa estar sincronizado em todos os seus canais de comunicação, sejam eles verbais ou não verbais.
Por exemplo: se você tem como perfil uma pessoa mais organizada, de fala tranquila e rebuscada, seus canais de comunicação na internet não podem ter uma linguagem solta e repleta de gírias. Isto entra em total contradição com quem você é.
Hoje, mais do que nunca, as pessoas e/ou empresas buscam por pessoas de verdade.
Como fazer o seu Marketing Pessoal?
Então chegamos aqui, na pergunta de 1 milhão de dólares.
Primeiramente, para desenvolver a sua estratégia de marketing pessoal é preciso identificar quais são as suas qualificações e como elas podem ser utilizadas pelo mercado de trabalho. Ou seja, encontre dentro de você qual competência você quer destacar e fazer dela o seu carro chefe e como quer ser conhecido como o melhor da sua área.
Eu tenho um colega que é engenheiro elétrico em uma grande companhia, mas também artista visual. Todo o seu marketing pessoal é aplicado na sua área artística, pois é assim que ele quer ser conhecido e ser visto como referência. Ele mesmo me diz que “é artista” e apenas “está engenheiro”.
Separamos abaixo algumas dicas de como desenvolver o seu marketing pessoal de forma efetiva que te ajudarão a planejar o seu de forma estratégica:
Definir missão, visão e valores
Para que a sua marca pessoal tenha mais propriedade é preciso que também sejam definidos a sua missão, a sua visão e os seus valores. Engana-se quem pensa que isso é apenas para grandes empresas. Definir estes parâmetros é essencial para que sua marca, pessoal ou não, saiba onde quer chegar. Entenda o que significa cada parâmetro de posicionamento:
Missão
Missão são os motivos que lhe movem e aquilo que pretende entregar para os clientes. Ela norteia a estratégia de um negócio ou pessoa para deixar os objetivos dela explícitos.
Visão
Visão é o seu planejamento de longo prazo. Onde você ou sua empresa pretende estar em alguns anos, ou seja, onde você quer chegar.
Valores
Valores são aquilo que o orienta e qual é a sua postura profissional, em resumo, quais são os valores que te movem.
Utilizar a matriz SWOT
A análise ou matriz SWOT é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores. São eles, em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
Forças, fraquezas, ameaças e oportunidades são sempre úteis quando é necessário definir um planejamento de Marketing. Faça uma lista com aquilo que o coloca à frente da competição, os problemas que pode enfrentar para conseguir espaço no mercado, o que ainda não faz bem e os nichos em que pode atuar para amplificar seus resultados.
A matriz SWOT lhe ajudará a entender que tipos de qualificações devem ser obtidas para se tornar um profissional completo.
Autopromoção nas redes sociais
Se existe um lugar com o menor custo benefício para se promover hoje em dia, são as redes sociais. Ela é barata e acessível a todos os profissionais. Utilize as suas redes sociais como um forte canal de comunicação para com os seus clientes e parceiros. Uma marca ganha uma grande projeção e visibilidade ao ingressar na internet.
Como o custo de promover-se nas redes sociais é muito menor do que o custo investido em mídias tradicionais. Além disso, o profissional encontra na internet muitas oportunidades de novos trabalhos e aumento do seu network.
Desenvolver a sua marca
Depois de identificar os seus “porquês”, você terá elementos o suficiente para criar a sua identidade visual. Caso você não seja designer, contrate um profissional para te ajudar a desenvolver a sua marca.
Tipografia, formas e cores formatadas dentro de sua identidade visual tornará a sua divulgação e identificação mais fácil, principalmente quando bem trabalhada. As pessoas aprenderão a associá-la a você e o reconhecimento funcionará a favor da credibilidade.
Não pense apenas em vender o que você faz. Dinheiro é bom demais, não sou hipócrita de dizer que não, mas ele não pode ser o objetivo. Você pode contribuir de forma virtual disseminando gratuitamente para ajudar as pessoas através de blogs, mídias sociais, site, artigos, etc.
A sua autoridade é gerada quando as pessoas têm acesso ao que você sabe fazer. Isso também faz com que as pessoas lhe contratem quando sentem a necessidade de um produto ou serviço da sua área.
Invistir em qualificação
Num mundo com tantas informações, é impossível se limitar apenas a sua vivência. O bom profissional é reconhecido pelo que sabe fazer, mas também pelo que sabe entregar. E a entrega não é apenas um produto finalizado. A entrega vai da pré-venda até o pós-venda. E como fazer isso de forma eficiente? Estudando cada vez mais e se qualificando cada vez mais.
A sua imagem é o seu primeiro cartão de visitas. Cuide bem dela.
As grandes empresas se preocupam demais com o seu branding, com a sua construção de marca. Quando marcas e pessoas melhoram as impressões que transmitem a clientes e contratantes, elas são muito mais bem-sucedidas em suas vendas.
Pontos a considerar para o Marketing Pessoal
A preocupação pela entrega deve ser constante. Você deve se preocupar com o todo. Tudo é sua imagem. A imagem visual propriamente dita, o tom de voz e o que entrega e como entrega.
Olhe para si e faça essas duas perguntas:
- A minha imagem passa credibilidade no que me proponho a fazer?
- Eu contrataria um profissional com a minha imagem?
Ao fazer estas perguntas a si mesmo, não tenha receios e nem se cobre demais procurando por uma perfeição, que é humanamente impossível. Apenas pergunte de forma direta e responda de forma direta, sim ou não.
Se a resposta for negativa, pergunte a si mesmo o que buscaria num profissional e aplique a si mesmo.
Posicionamento pessoal
Com sua imagem definida, posicione-se de forma coerente. As famosas autoridade e credibilidade são muito difíceis e demoradas de serem construídas, mas basta uma ação executada de forma infeliz nas redes sociais e seu castelo começa a ruir. O tal “cancelamento” está aí para exemplificar isto.
Lembra-se quando acima eu citei que as pessoas buscam por gente de verdade? Daí a importância de, após definir todo o seu planejamento de marketing pessoal, você sempre se posicionar de forma coerente com as suas estratégias. Imagina se você vive falando que defende os animais, têm projetos, arrecada ajuda e eis que um dia é filmado agredindo um cachorrinho?! Pronto, a casa caiu.
Ou um exemplo menor, você vive falando sobre processos de trabalho, organização visual e pessoal e em suas fotos, ao fundo, vemos que vive numa tremenda bagunça e anda meio desleixado com sua aparência.
Espero ter contribuído para o seu esclarecimento sobre o que é marketing pessoal e o poder que ele pode exercer em sua imagem e te ajudar a crescer de alguma forma.
Fonte: Design com Café