Outubro Rosa – o que é e como implantar boas campanhas no marketing

Outubro chegou e vemos lacinhos cor-de-rosa espalhados por toda a parte e todos falando de Outubro Rosa. Mas o que é isso?

O que é o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha que informa e alerta a sociedade sobre o câncer de mama. O objetivo é chamar atenção para a prevenção da doença, promovendo a realização de exames e o cuidado com a saúde.

O movimento se iniciou na Nova York dos anos 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure, a maior organização de câncer de mama do mundo, distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura. Alguns anos depois, os Estados Unidos oficializou Outubro como o mês de conscientização nacional e, depois, outros países também.

Neste mês, é de responsabilidade das empresas e instituições promover boas campanhas internas, com foco na qualidade de vida e bem-estar dos seus colaboradores. O setor realizador dessas campanhas é o de recursos humanos, que pode promover várias ações em prol do movimento, a fim de conscientizar e envolver seus funcionários em uma grande causa.

Como implantar boas campanhas do Outubro Rosa no marketing?

Falar sobre o tema é o primeiro passo. Por isso, promover palestras informativas com especialistas da área e rodas de conversa com pessoas que já passaram pelo câncer de mama, para contarem suas histórias, é essencial. Momentos como esses, reforçam a importância preventiva do autoexame e como realizá-lo.

Apoiar organizações sociais que trabalham em prol do movimento é uma boa forma de fazer a diferença quando se trata do Outubro Rosa, principalmente se a empresa incluir seus colaboradores em trabalhos voluntários com essas organizações.

Campanhas de doações são ótimas, pois além de chamarem atenção para a causa, também contribuem muito. Podem ser incentivadas, pela empresa, doações de recursos para instituições a favor do movimento, de mechas de cabelo para a produção de perucas ou, até mesmo, de lenços para mulheres que enfrentam o câncer de mama.

Montar equipes com os colaboradores para participarem em corridas e outros eventos que ocorrem durante o mês, ou mesmo realizar seu próprio evento interno, além de conscientizar, também une e integra a equipe.

Qualquer tipo de informação sobre câncer de mama, incentivo ao cuidado com a saúde e parcerias com instituições amigas da causa (coisas que chamam atenção e contribuem para o movimento) são válidas para aplicar em sua empresa e vão te ajudar a fazer a diferença.

As empresas não têm só uma responsabilidade profissional com os colaboradores, mas também social, de tornar o mundo um lugar mais empático, humanista e informado!

Compartilhe o post:
plugins premium WordPress