A psicologia das cores é o estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações.
Qual a influência das cores em uma empresa?
A cor é um elemento importante no processo de comunicação e um componente com grande influência no nosso cotidiano, interferindo nos sentidos, emoções e decisões.
O conceito se tornou um tópico relevante em marketing, arte, design e em muitas outras áreas e as cores são utilizadas também para que o logo e a identidade visual de uma marca seja lembrada pelo nosso cérebro.
Teoria da cor
Segundo a “Teoria da Cor”, de Johann Wolfgang Von Goethe, a cor tem influências sobre as percepções humanas. Assim, enquanto algumas cores têm efeito estimulante, como vermelho e laranja, outras tem propriedade calmante, como o verde e o azul, por exemplo. Ou seja, aprender sobre o uso correto das cores pode ser uma excelente estratégia de marketing que te auxiliará a influenciar seus consumidores corretamente. Além de transmitir as sensações corretas a eles.
Por isso a psicologia das cores é também importante no Branding. Quando alguém diz vermelho, seu cérebro rapidamente associa a alguma marca e podemos apostar que veio Coca-Cola na sua cabeça, correto? É assim que o Branding da sua empresa é construído com o uso da influência das cores.
Significados das cores para o branding da empresa
Quer saber mais sobre os significados das cores? Alguns exemplos abaixo:
Azul
Relacionado ao equilíbrio por sua oposição ao vermelho, que indica paixão. É também associado a sensações de paz, além de ser percebida como uma cor fria.
Significados: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão.
Vermelho
Possui relação com fogo e sangue. Representa emoções fortes, positivas e negativas. É a cor relativa ao amor.
Significados: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.
Amarelo
De efeitos díspares, como a diversão, otimismo e juventude, ao mesmo tempo que tem relação com aspectos positivos e negativos, como ciúme, traição e hipocrisia.
Significados: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo.
Verde
A esperança é o principal simbolismo do verde, além da óbvia relação com a natureza. Por isso, indica também fertilidade e riqueza.
Significados: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição.
Preto
Possui certa ambiguidade em seus significados. Para jovens, pode simbolizar poder, sofisticação. Para pessoas mais velhas, escuridão, fim. Além disso, o preto indica mistérios, coisas proibidas.
Significados: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva.
Branco
Relativa à limpeza, pureza e, por isso, inocência e bondade. Indica também espiritualidade e experiência. Praticamente não há relação com aspectos negativos no branco.
Significados: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento.
Laranja
A psicologia das cores atribui a sensação de alegria, sociabilidade e animação para o laranja.
Entre outros sentimentos relacionados a esta cor, destaque para, criatividade,humor, energia, calor, extravagância, entusiasmo, compromisso, amigabilidade. É muito ativo, alegre e sociável.
E sabe o que mais o laranja significa? Que você precisa contratar a Incom, afinal laranja é a nossa cor e nós podemos te ajudar a crescer no mercado.
Quer ajuda para definir as cores da sua marca? Chama a Incom!