Todo ano, é comum o mercado analisar as mudanças do último ano e ditar as próximas tendências do marketing digital. Com as alterações causadas pelo novo coronavírus tiveram impactos em diversos âmbitos de nossas vidas.
O ano mexeu com a vida de todo mundo e o digital se transformou em um importante canal de comunicação e relacionamento com o cliente. Foi lançado novas tendências e acelerou movimentos que já vinham sendo apontadas em anos anteriores, tanto no trabalho das equipes de marketing quanto no comportamento do consumidor.
Vamos entender como será o Marketing Digital neste ano, considerando as mudanças que vivemos em 2020 e que influenciam a maioria das tendências. Acompanhe:
Experiência em tempo real
As lives se popularizaram no último ano. Elas se multiplicaram em todos os canais, no YouTube, no Facebook, no Instagram e em plataformas específicas, como o Zoom — e bateram recordes de visualizações.
Conteúdo gerado por usuário
O chamado User Generated Content (UGC) ou Conteúdo Gerado por Usuários é conhecido por ser conteúdos produzidos pelos clientes nas redes sociais e site das empresas, como: comentários, avaliações e mensagens.
Esse não é um conceito recente, mas este ano tende a se fortalecer, uma vez que as empresas estão cada vez mais conscientes do poder de influência dos usuários comuns.
Desta forma, as principais vantagens que o UGC oferece são o alto nível de autenticidade do conteúdo e a confiabilidade que o usuário tem pela marca.
Crescimento do TIKTOK
A rede social que parece que veio para ficar: o TikTok, que se consolidou no Brasil em 2020. Durante a quarentena, no primeiro trimestre do ano, foi o app mais baixado do mundo, com 2 bilhões de downloads. Portanto, o crescimento do TikTok é uma das principais tendências de Marketing Digital para ficar de olho em 2021.
Venda por redes sociais
As plataformas permitiram que muitas marcas utilizassem seus perfis nas redes sociais como uma vitrine para vender seu produto. O chamado comércio social é uma das maiores tendências para o marketing digital em 2021. O Facebook Shops e as lojas do Instagram são aliados importantes para aumentar as vendas.
Para saber mais sobre publicidade, comunicação, marketing e dicas, fique de olho em nossas redes sociais!