O WhatsApp está preparando mudanças importantes no aplicativo. Só em setembro, já entraram em testes ao menos quatro novidades no aplicativo —e a lista preparada por Tilt traz uma extra muito aguardada e que apareceu no fim de agosto.
Entre as novidades que surgiram neste mês em testes no aplicativo estão a volta do mais que aguardado Modo Férias, que ajudará muita gente a esconder chats no app, mudanças na edição de imagens e até novos fundos de tela divertidos do mensageiro.
Novos recursos do WhatsApp
Confira abaixo mais sobre esses recursos em teste, que ainda não têm previsão de chegada a todos os usuários:
Modo férias
A funcionalidade deixará que o usuário arquive conversas com contatos ou grupos sem que elas voltem a aparecer na lista geral de chats quando alguém manda uma nova mensagem — ou seja, permite ao usuário esconder conversas da janela principal do app.
Ao clicar na seção, haverá um novo botão chamado “notificações”. Lá você poderá escolher algumas configurações relativas às conversas e grupos arquivados. Uma dessas escolhas é se você quer ou não receber notificação das conversas arquivadas. Atualmente, o usuário não tem escolha: ao arquivar uma conversa, ela voltará para a lista de chats principais sempre que houver novas mensagens — o arquivamento, na maioria das vezes, só serve para grupos que você não faz mais parte.
Outra função interessante das notificações é um recurso que arquivará uma conversa ou grupo automaticamente se não houver nenhuma interação nova no período de seis meses.
Edição de imagens
Novos recursos vão deixar a edição com elementos vistos nos Stories do Instagram – outra rede social do Facebook. A novidade permitirá que você alinhe melhor elementos como texto, figurinhas e emojis ao editar, por exemplo, uma foto adicionando elementos visuais. Aparecerá na foto linhas mostrando onde está exatamente o alinhamento para você se guiar. É um recurso bem parecido com o do Instagram – ao editar um story adicionando elementos, linhas coloridas aparecem na tela para você saber onde centralizar as edições.
Armazenamento
Essa função deixará bem mais fácil liberar espaço do WhatsApp no celular. Inicialmente, os testes apontavam que essa ferramenta contaria com filtros para você distinguir os arquivos baixados no WhatsApp como por tamanho, por itens encaminhados e por aí vai. No entanto, como mostra a imagem abaixo, o novo recurso vai além.
A primeira coisa que dá para notar é a barra que mostra o uso de armazenamento do app — e o quanto as mídias recebidas e enviadas tomam desse armazenamento. É um elemento visual bem parecido ao que iPhones e celulares Android já contam nas configurações. Além disso, o próprio aplicativo passará a dar sugestões de limpeza para eliminar arquivos desnecessários e, assim, ganhar mais espaço no celular. É uma solução semelhante ao que o iOS, por exemplo, faz.
Um dos itens indicados é “arquivos encaminhados”. Outro mostra diretamente os maiores arquivos baixados no WhatsApp e que o usuário pode optar por limpar. Mais abaixo, o usuário já poderá ver os chats em ordem dos que ocupam mais espaço no aplicativo, como já ocorre atualmente. Tudo isso deve mudar radicalmente a interface para usuários eliminarem arquivos do celular —e, ainda, tornar o processo menos complicado.
Fonte: UOL