Você já deve ter ouvido ou lido por aí que as pessoas não leem mais e-mail, que é uma ferramenta ultrapassada… Mas como qualquer ferramenta, tudo vai depender do objetivo de comunicação, público-alvo e a forma de abordagem. Vamos entender mais sobre o potencial do e-mail marketing!

O que é E-mail Marketing?

O e-mail marketing é uma das ferramentas do Marketing Digital e é usado para promover um produto ou serviço e, assim, estabelecer um relacionamento com o usuário, futuro consumidor. Também existem outros benefícios potenciais que a ferramenta proporciona, não apenas de venda, mas que podem ou não ser atrelados.

Uma pesquisa do Rock Content (2018) mostrou que 76,7% das empresas adotam a estratégia do e-mail marketing, elas veem a possibilidade de desenvolver um relacionamento com o cliente, ter a chance de oferecer um produto/serviço e aumentar o tráfego do site ou blog. Os dados coletados mostram também que 95,9% das pessoas conferem o e-mail diariamente e isso comprova que a ferramenta do e-mail ainda está em alta.

Plataformas de E-mail Marketing

Atualmente, há no mercado digital, plataformas de envio de e-mail para uma base de contatos, como por exemplo:

MailChimp

O MailChimp é muito conhecido, já que disponibiliza um plano gratuito para uma base de contatos limitada. Entretanto ela está toda em inglês e se você não entender um pouco vai quebrar a cabeça rsrsrs.

KingHost

Há também servidores de hospedagem de sites, como a gaúcha KingHost, que disponibiliza ferramentas para disparo e gerenciamento de email marketing. É indicado para quando, além de hospedar um site, também contratar um email personalizado. O mais bacana? É tudo em português.

As plataformas têm a disposição da empresa uma série de benefícios que contribuem para a conversão, como:

  1. Monitoramento por geolocalização: saber de onde são os usuários que abrem os e-mails;
  2. Segmentação do público: é possível criar listas de públicos, segmentando e focando no consumidor certo;
  3. Mapa de cliques: tendo a oportunidade ver onde foram os links mais clicados dentro do e-mail;
  4. Campanhas personalizadas: cria-se uma campanha para objetivo de comunicação. Além disso, a ferramenta proporciona templates prontos, o que contribui para inserir apenas a mensagem e as imagens, facilitando a criação do e-mail;
  5. Robô Anti-spam: antes de enviar o e-mail, ele passa por uma análise, evitando que caia no caixa de spam dos usuários.

Todas as informações e relatórios captados devem ser analisados para serem aplicados nas próximas campanhas, a fim de proporcionar ainda mais sucesso e conversão.

Dicas para a produção do E-mail Marketing

Além de todos os benefícios que a plataforma proporciona é necessário também ter o cuidado na produção do conteúdo que será enviado aos usuários. Então vamos a algumas dicas:

Título do E-mail Marketing

A primeira coisa que a pessoa lê antes de abrir o e-mail é o título. É necessário despertar o interesse na leitura, por isso existem muitas empresas que “apelam” no título e fazem você clicar para ler.

Objetivo

Se o seu foco está em vender apresente fotos do produto/serviço, vantagens (de forma sucinta), preço e um link que direcione para a compra. Trabalhe de forma objetiva e direta.

Quando objetivo de comunicação é trocar informações, por exemplo dar dicas, é necessário que o usuário esteja ciente que o e-mail será informativo, para que ele não ache que é um monte de texto, sem relevância, e ignore.

Conteúdo

Nem só de vender vive o homem, é importante tornar os e-mails mais interessantes através do compartilhamento de informações e conteúdo relevante, dessa forma o usuário abrirá com mais frequência.

Relação

As pessoas recebem diariamente uma enxurrada de informações e e-mails, por isso é muito legal estabelecer uma proximidade com o usuário, por exemplo, depois que ele compra um produto envie um e-mail perguntando o que ele achou, se está satisfeito. Isso contribui para que o consumidor volte a comprar, se tornando um cliente.

Constância

Envie e-mails de forma constante para que o usuário não se esqueça de você e quando voltar a enviar ser ignorado e até mesmo desinscrever da lista.

Essas são algumas dicas, mas existem uma infinidade que são adaptáveis a todos os ramos.

A dica principal e inicial é adquirir o plano de uma plataforma de envio de e-mails, ela será seu ponto de partida para fazer contato com os usuários! Analise os custos e benefícios e mão na massa!

Fonte: Design com Café

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