Você já deve ter se perguntado: qual é o melhor momento para publicar fotos e vídeos no Instagram Stories?
O que são os “stories” do Instagram?
A área de imagens que desaparecem, análoga ao Snapchat, tem um alcance diferente das fotos e vídeos que são compartilhadas na linha do tempo. Em vez de elas aparecerem em uma lista horizontal infinita, os Stories aparecem ordenados lado a lado pelo algoritmo do Instagram, de acordo com os parâmetros de preferência regulados com o que a companhia sabe sobre você.
Um novo levantamento feito pela brasileira Squid, empresa especializada em marketing de influência, e divulgado exclusiva pela EXAME mostra, com base em 400 mil publicações de mais de 4 mil influenciadores, qual é a hora de ouro dos Stories.
Feita entre 31 de outubro do ano passado e 16 de junho deste ano, considerando quase 1.700 horas de conteúdo publicado, a pesquisa aponta que a terça-feira é o melhor dia para publicar no Instagram Stories — mas só a partir das 21h até a meia-noite, quando acontece o “horário nobre” da rede social. Segundo os dados da pesquisa, a quantidade de visualizações (ou de impressões, no jargão publicitário) é o maior da semana inteira.
O estudo indica também que quem assiste quatro ou mais publicações em uma sequência está realmente interessado no conteúdo. O maior volume de queda de alcance de uma sequência nos Stories acontece nas primeiras três imagens.
Segundo a pesquisa, não há um horário com mais postagens, mas a sexta-feira é o dia que concentra 16% de todos os Stories postados ao longo da semana. O comportamento pode estar ligado à quarentena do novo coronavírus, que limitou atividades de lazer típicas de finais de semana, que poderiam render um volume maior de publicações aos sábados e domingos.
Mais da metade (54%) das imagens analisadas foram publicadas no formato de vídeo, e esse tipo de conteúdo foi o que mais teve impressões (78%) e engajamentos (72%)
Mais Stories vs Mais engajamento
A Squid, que processa diariamente 2 milhões de stories, e elenca no levantamento as categorias que têm mais publicações e aquelas que têm mais engajamento do público.
“Estilo de vida” e “Beleza, maquiagem e cosméticos” são as categorias com o maior volume de publicações e também são as que lideram no engajamento do público. A persona que mais publica nos Stories, segundo o levantamento, é mulher com idade entre 25 e 34 anos de idade e se enquadra na categoria “Estilo de vida”.
Mas a taxa de aproveitamento de outras categorias é melhor, como acontece com “Humor”, Música”, “Energia” e “Construção Civil”. Essas categorias têm um volume menor, nem chegando a aparecer entre as dez com mais publicações, mas estão na liderança em termos de engajamento.
Confira, na lista abaixo, as categorias com mais publicações e as categorias com mais engajamento.
Média de Stories Postados | Média de Engajamento | |||
Ranking | Categoria | Ranking | Categoria | Variação das Posições |
1º | Lifestyle (Estilo de Vida) | 1º | Lifestyle (Estilo de Vida) | – |
2º | Beleza, maquiagem e cosméticos | 2º | Beleza, maquiagem e cosméticos | – |
3º | Maternidade | 3º | Humor | ↑ +9 |
4º | Moda | 4º | Música | ↑ +10 |
5º | Decoração do lar, móveis e jardim | 5º | Moda | ↓ -1 |
6º | Gastronomia e comidas | 6º | Maternidade | ↓ -3 |
7º | Viagens e turismo | 7º | Viagens e turismo | – |
8º | Brinquedos, crianças e bebês | 8º | Decoração do lar, móveis e jardim | ↓ -3 |
9º | Fitness | 9º | Energia | ↑ +22 |
10º | Diversidade e empoderamento | 10º | Construção civil | ↑ +29 |
Fonte: Exame (Adaptado)