Google Analytics: conheça as principais métricas

Google Analytics: conheça as principais métricas

Existem diversas ferramentas que mensuram e monitoram o desempenho de acessos em suas páginas, mas o Google Analytics se destaca por ser muito completo e dinâmico. Ele é um serviço oficial e gratuito do Google com função de coletar dados de acesso, comportamento e navegação em sites e aplicativos, e organizar essas informações em relatórios para otimizar as páginas, auxiliar na tomada de decisões e melhorar a sua estratégia de Marketing Digital.

Com o Google Analytics (GA), você pode:

  • Descobrir os canais que mais convertem: depois de explorar diferentes canais, é
  •  interessante que as empresas priorizem aquele que traz mais resultados;
  • Identificar os conteúdos com melhor desempenho: o GA disponibiliza o dese mpenho das páginas do site, assim você sabe qual conteúdo teve mais tráfego, permanência ou conversão;
  • Saber a velocidade de carregamento das páginas: é disponibilizada pelo GA, e ainda é possível calcular a média de um período.

O objetivo da ferramenta é mostrar onde e como melhorar as páginas e campanhas, por isso ela é tão importante. Mas então, quais são as métricas que o Google Analytics usa para o levantamento de dados e a criação de relatórios? Veja as três mais comuns.

Número de Acessos

Trata-se do volume de visitas, usado para mensurar o desempenho de acesso nos canais digitais. É diferente de “visitantes únicos”, que se refere ao número de usuários que entraram na página. Enquanto, o número de acessos é o volume bruto de acessos, permitindo mensurar a qualidade da audiência do site.

Sessões e hits

Hit é qualquer tipo de interação do visitante no canal, sendo possível adquirir a data, a hora e o navegador de origem do acesso deste usuário. Os hits são agrupados em sessões, que permitem monitorar a atividade e o engajamento do visitante. Junto com outras métricas, as sessões levantam dados como o tempo de permanência, as ações realizadas e o comportamento do usuário.

Taxa de rejeição e de saída

A taxa de rejeição se refere a quando o usuário não navega além de uma página do site ou permanece tempo insuficiente para realizar ações relevantes. É importante analisá-la para compreender as razões desse comportamento. Já a taxa de saída mensura quantos visitantes saíram de uma página para outra.

Essas métricas podem ser valiosíssimas para as suas campanhas e estratégias. Com essa ferramenta, tome decisões mais assertivas e atraia mais leads para o seu site.

Veja mais dicas de marketing no nosso blog! 

E se você procura por soluções personalizadas para o marketing do seu negócio, venha para a Agência Incom

Fale conosco

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Theme Mode