Tendências do Marketing Digital B2C para 2023

Tendências do Marketing Digital B2C para 2023

Se você tem um negócio B2C, deve saber como é difícil conquistar o consumidor. Conheça 5 das principais tendências do Marketing Digital B2C para 2023 e saiba como cativar o seu público-alvo.

1. Vídeos curtos

Desde 2020, os vídeos em formato mais curto estão em alta. No início, o TikTok era a plataforma principal, mas hoje já temos Reels do Instagram e Shorts do Youtube competindo pela atenção dos usuários. Ao invés de produzir longos anúncios, que são caros e poucas pessoas verão, vídeos de até 30 segundos são a melhor opção.

A previsão é de que o crescimento continue para quem produzir vídeos assim em 2023. Por se tratar de uma ferramenta chave nas redes sociais, esses vídeos ajudam a atingir os principais objetivos do marketing das empresas:

  • Aumentam o reconhecimento da marca;
  • Servem para anunciar produtos e serviços;
  • Gera aumento da receita;
  • E proporcionam maior engajamento.

2. Marketing de Influência

Trata-se de uma estratégia que trouxe o melhor retorno financeiro às marcas B2C nos últimos dois anos. O que muda em 2023 é a escolha dos influenciadores! Antes, as empresas escolhiam as maiores e mais populares personalidades. Agora, a ideia é focar em micro influenciadores. Isso porque, utilizar influenciadores com menos de 100 mil seguidores, com uma comunidade mais fiel e melhor estruturada, nas estratégias de marketing se mostra mais efetivo. Além disso, a preferência é que estes sejam mais nichados, ou seja, que foquem em conteúdos relacionados ao seu negócio, assim trazendo não só engajamento, mas também leads qualificados.

3. Conteúdo em áudio

Os podcasts, vídeos e, até mesmo, tutoriais são perfeitos para se transmitir a personalidade da marca e a mensagem que você quer passar! 

A adaptação a este modelo já está ocorrendo desde 2021, o que significa que as empresas e os usuários estão super preparados para o conteúdo em áudio este ano e vale a pena inseri-lo no marketing B2C da sua empresa.

4. Responsabilidade social

Mais do que nunca, os consumidores querem, e esperam, que as marcas tenham maior transparência e que se posicionem mais nas redes sociais. 

Depois da crise da Covid-19 e de injustiças sociais ao redor do mundo todo, os consumidores passaram a responsabilizar ainda mais as empresas. O que os negócios B2C precisam fazer em 2023 é atender a esta demanda, uma boa sugestão é conhecer mais sobre ESG (Environmental, Social and Governance) que, refere-se a uma grande tendência e uma necessária resposta das empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea.

5. Inbound Marketing

O Inbound Marketing já é muito amado pelas empresas e, em 2023, vai ser utilizado ainda mais! Por meio de técnicas de marketing de conteúdo, SEO, automações e redes sociais, é possível atrair, converter e encantar o cliente.

Através de materiais e conteúdos relevantes, você consegue atrair o usuário até a sua marca. É a estratégia favorita dos negócios e uma ótima forma de nutrir o relacionamento com potenciais compradores.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Nós já falamos sobre isso aqui

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