Já ouviu falar em Efeito Forer? Deixa que eu te conto. Ele ocorre quando você aceita uma afirmação sobre si mesmo como válida, acreditando que vem de uma fonte confiável.
O criador desse efeito é o psicólogo Bertram R. Forer, que descobriu que muitas pessoas são suscetíveis a aceitar descrições pessoais como verdadeiras. Ele realizou, no ano de 1948, uma experiência com seus alunos em sala de aula, onde aplicou um teste de personalidade e entregou como resultado, para todos os seus alunos, independente das respostas, a seguinte avaliação:
“Você tem uma necessidade de outras pessoas gostarem e admirarem você e, ainda assim, você tende a criticar a si mesmo. […] Algumas vezes, você tem sérias dúvidas sobre se você fez a decisão certa ou a coisa certa. […] Além disso, você ainda se orgulha por ser um pensador independente, e não aceita afirmações de outros sem que eles provem. […] Algumas vezes, é extrovertido, afável e sociável, enquanto, outras vezes, é introvertido, cauteloso e reservado. […]”
Praticamente todos os alunos se identificaram e julgaram o resultado como verdadeiro. Isso porque os pontos que os levavam a discordar das afirmações propostas eram inexistentes, já que a maioria delas apresentava duas opções: “Você é A, mas às vezes você é B”. A avaliação foi tão impessoal que qualquer ser humano se identificaria.
Além do que, é da natureza do ser humano crer naquilo que é mais simples ou mais intuitivo, isso explica o fato das pessoas acreditarem em pseudociências, como astrologia, misticismos quânticos, homeopatia e grafologia. A crença na pseudociência e em testes de personalidade deriva menos de uma observação racional da sua influência prática e mais de um fenômeno psicológico próprio.
Este efeito é bastante utilizado na área de vendas como uma estratégia inicial para personalizar mensagens com o objetivo de causar mais persuasão aos textos.
Entender profundamente os desejos e motivações do seu público é de extrema importância para escrever conteúdos para um nicho específico porém bastante genéricos para ampliar o seu alcance.
Você já viu o efeito Forer sendo aplicado ao marketing?
Quer mais informações sobre como esta estratégia pode ser útil para o seu negócio?