O que é o efeito Efeito Forer?

O que é o efeito Efeito Forer?

Já ouviu falar em Efeito Forer? Deixa que eu te conto. Ele ocorre quando você aceita uma afirmação sobre si mesmo como válida, acreditando que vem de uma fonte confiável.

O criador desse efeito é o psicólogo Bertram R. Forer, que descobriu que muitas pessoas são suscetíveis a aceitar descrições pessoais como verdadeiras. Ele realizou, no ano de 1948, uma experiência com seus alunos em sala de aula, onde aplicou um teste de personalidade e entregou como resultado, para todos os seus alunos, independente das respostas, a seguinte avaliação: 

“Você tem uma necessidade de outras pessoas gostarem e admirarem você e, ainda assim, você tende a criticar a si mesmo. […] Algumas vezes, você tem sérias dúvidas sobre se você fez a decisão certa ou a coisa certa. […] Além disso, você ainda se orgulha por ser um pensador independente, e não aceita afirmações de outros sem que eles provem. […] Algumas vezes, é extrovertido, afável e sociável, enquanto, outras vezes, é introvertido, cauteloso e reservado. […]”

Praticamente todos os alunos se identificaram e julgaram o resultado como verdadeiro. Isso porque os pontos que os levavam a discordar das afirmações propostas eram inexistentes, já que a maioria delas apresentava duas opções: “Você é A, mas às vezes você é B”. A avaliação foi tão impessoal que qualquer ser humano se identificaria. 

Além do que, é da natureza do ser humano crer naquilo que é mais simples ou mais intuitivo, isso explica o fato das pessoas acreditarem em pseudociências, como astrologia, misticismos quânticos, homeopatia e grafologia. A crença na pseudociência e em testes de personalidade deriva menos de uma observação racional da sua influência prática e mais de um fenômeno psicológico próprio.

Este efeito é bastante utilizado na área de vendas como uma estratégia inicial para personalizar mensagens com o objetivo de causar mais persuasão aos textos. 

Entender profundamente os desejos e motivações do seu público é de extrema importância para escrever conteúdos para um nicho específico porém bastante genéricos para ampliar o seu alcance. 

Você já viu o efeito Forer sendo aplicado ao marketing? 

Quer mais informações sobre como esta estratégia pode ser útil para o seu negócio?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Theme Mode