Todo ano, é comum o mercado analisar as mudanças do último ano e ditar as próximas tendências do marketing digital. Com as alterações causadas pelo novo coronavírus tiveram impactos em diversos âmbitos de nossas vidas.
O ano mexeu com a vida de todo mundo e o digital se transformou em um importante canal de comunicação e relacionamento com o cliente. Foi lançado novas tendências e acelerou movimentos que já vinham sendo apontadas em anos anteriores, tanto no trabalho das equipes de marketing quanto no comportamento do consumidor.
Vamos entender como será o Marketing Digital neste ano, considerando as mudanças que vivemos em 2020 e que influenciam a maioria das tendências. Acompanhe:
- Experiência em tempo real
As lives se popularizaram no último ano. Elas se multiplicaram em todos os canais, no YouTube, no Facebook, no Instagram e em plataformas específicas, como o Zoom — e bateram recordes de visualizações.
- Conteúdo gerado por usuário
O chamado User Generated Content (UGC) ou Conteúdo Gerado por Usuários é conhecido por ser conteúdos produzidos pelos clientes nas redes sociais e site das empresas, como: comentários, avaliações e mensagens.
Esse não é um conceito recente, mas este ano tende a se fortalecer, uma vez que as empresas estão cada vez mais conscientes do poder de influência dos usuários comuns.
Desta forma, as principais vantagens que o UGC oferece são o alto nível de autenticidade do conteúdo e a confiabilidade que o usuário tem pela marca.
- Crescimento do TIKTOK
A rede social que parece que veio para ficar: o TikTok, que se consolidou no Brasil em 2020. Durante a quarentena, no primeiro trimestre do ano, foi o app mais baixado do mundo, com 2 bilhões de downloads. Portanto, o crescimento do TikTok é uma das principais tendências de Marketing Digital para ficar de olho em 2021.
- Venda por redes sociais
As plataformas permitiram que muitas marcas utilizassem seus perfis nas redes sociais como uma vitrine para vender seu produto. O chamado comércio social é uma das maiores tendências para o marketing digital em 2021. O Facebook Shops e as lojas do Instagram são aliados importantes para aumentar as vendas.
Para saber mais sobre publicidade, comunicação, marketing e dicas, fique de olho em nossas redes sociais!